quarta-feira, 19 de maio de 2010

Diagnótico da Gravidez

Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo, dependendo da circunstância em que ocorreu a gravidez.
É importante que se diagnostique a gestação precocemente, para que confirmado o diagnóstico, a gestante deve iniciar o pré-natal e possíveis agentes prejudiciais ao binômio mãe-feto serão afastados, como medicações, ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, e manipulação de alguns produtos químicos.
Nas primeiras semanas após a concepção, você provavelmente sentirá pelo menos alguns sinais e sintomas da gravidez. O período menstrual atrasado geralmente é a primeira dica de que você pode estar grávida, porém, muitas outras condições podem atrasar a menstruação, e sendo assim o atraso da menstruação não é um sinal confiável de gravidez. Sendo necessário associar a outros sintomas e também exames de confirmação. Ao exame da mulher com atraso menstrual alguns sinais são altamente sugestivos de gestação: aumento do volume uterino e amolecimento do útero ao exame de toque.
Você pode se sentir extremamente exausta durante o início da gravidez, e a razão disso é que o corpo está muito mais ocupado do que o usual. Produzindo hormônios, inclusive a progesterona, que naturalmente deprime o sistema nervoso central e causa tonteira. E o volume e fluxo de sangue também aumentam, fazendo com que o coração bombeie sangue de maneira mais forte e mais rápida.
Também pode ocorrer náuseas ou vômitos, podendo começar com uma semana ou duas de gravidez. Normalmente acontece pela manhã, mas também pode ser sentida em qualquer hora do dia. A rápida elevação dos níveis de hormônio produzidos pela placenta é a responsável . Em torno de 2/3 de todas as mulheres grávidas experimentam esse tipo de desconforto.
Entre as primeiras mudanças após a concepção estão o aumento dos seios. Podendo ficar sensíveis, formigando, pesados e cheios. Com duas semanas de gravidez, os seios começarão a aumentar e a se preparar para produzir leite. A aréola (a área escura em torno dos mamilos) escurece ainda mais devido às mudanças hormonais.
Durante o primeiro mês de gravidez, você pode notar um sangramento muito leve ou um fluido vaginal amarronzado no período do mês no qual você normalmente ficaria menstruada. Esse sinal é conhecido como sinal da implantação e é causado pela fixação da placenta à parede interna do útero. Se você notar qualquer sangramento após o primeiro mês de gravidez, relate-o imediatamente ao seu médico.
Como o útero aumenta durante o primeiro trimestre de gravidez, ele pressiona a bexiga dando a sensação de que está cheia. Isso significa que você precisará urinar mais freqüentemente, geralmente em quantidades menores. A necessidade de ir ao banheiro poderá ser freqüente à noite. Não deixe esse desconforto fazer com que sua ingestão de líquidos diminua, pois poderá favorecer uma infecção urinária, que é também pode ocorrer na gravidez.
Esses sinais e sintomas da gravidez acima são apenas os primeiros das enormes mudanças físicas e emocionais que você experimentará à medida que a gravidez avança.

Testes de gravidez
Todos os testes de gravidez utilizados visam identificar a gonadotrofina coriônica humana (hCG) produzida logo após a fecundação e implantação do óvulo ao útero. A determinação deste exame, na urina ou no sangue, é a forma mais utilizada para o diagnóstico precoce da gestação. A produção de hCG é o sinal que o embrião lança na circulação para que o organismo materno reconheça a gestação.
Os níveis de hCG na gestação normal podem ser dosados pouco tempo após a implantação, aumentam pelo menos 66% a cada 48 horas, alcançando o pico máximo entre 50 e 75 dias de gestação. No segundo e terceiro trimestre da gestação os níveis são mais baixos. A presença de gonadotrofina coriônica na circulação torna o diagnóstico de gestação muito provável, entretanto o diagnóstico de certeza é associado a outro dos três sinais positivos de gestação, como presença de batimentos cardíacos fetais(BCF), que podem ser identificados por um aparelho chamado sonar a partir de 10 a 12 semanas de gestação e com o estetoscópio com 17 a 19 semanas, e estão entre 120 e 160 batimentos por minuto; identificação dos movimentos fetais, e/ ou visualização do feto que pode ser realizada por ecografia via transvaginal ( a partir da 6ª semana de gestação) ou via abdominal (a partir da 8ª semana de gestação).



O diagnóstico diferencial de gestação deve ser realizado sempre que alguns sinais e sintomas clínicos estiverem presentes: quase todos os distúrbios menstruais, sintomas gastrointestinais - dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos, inapetência ou aumento do apetite, intolerância a alguns alimentos -, aumento da necessidade de sono, distúrbios do humor, aumento ou diminuição de peso, aumento do volume abdominal, hipersensibilidade mamária, dores abdominais e pélvicas, corrimento vaginal, aumento da freqüência urinária, noctúria, etc.
Na maioria da situações, a anamnese, realizada com interesse e atenção, e o exame clínico-ginecológico cuidadoso excluem ou confirmam o diagnóstico de gestação. Entretanto, sempre que houver dúvida diagnóstica, a dosagem do hCG e/ou a realização da ecografia transvaginal não deverá ser prescindida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário