terça-feira, 18 de maio de 2010

Gerando uma Nova Vida


Toda mulher traz ao nascer, em seus ovários cerca de 500.000 óvulos potenciais, porém, planejar a gravidez não é apenas uma questão de acionar um desses óvulos, e é também muito além da organização familiar ou financeira, uma medida fundamental para a prevenção de doenças, de problemas gestacionais, de más formações e a garantia da gestação de uma criança normal e saudável.
Essa preparação deve se dar três meses antes da concepção ou do início das tentativas para engravidar e requer a adoção de muitas medidas.

Uma delas é a consulta com um médico de sua confiança, seguido de uma investigação completa através de exames, para verificar possíveis inflamações, e ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis. Nas gestações seguidas de aborto deve se investigar fatores imunológicos e de coagulação, sendo que cada caso deve ser investigado individualmente.

A consulta médica e os exames ainda vão revelar se a futura mamãe é diabética, hipertensa, se está imunizada contra a rubéola e a toxoplasmose. Avaliando também a situação nutricional da mulher, que não pode estar abaixo ou acima do peso ideal para encarar a gestação. Ainda deve-se considerar o seu grau de condicionamento físico - se é sedentária ou praticante de alguma atividade física - e se é fumante.

O corpo da grávida é mais exigido durante os nove meses, então é possível fazer uma suplementação vitamínica e mineral durante a etapa de preparação da gravidez, ou seja, nesses três meses antes da concepção. A substância mais importante a ser reforçada é o ácido fólico, a vitamina B9, porque ele é capaz de prevenir em até 70% as más formações do sistema nervoso central, responsável por macrocefalia (crescimento exagerado do cérebro) e anencefalia (ausência de cérebro), além disso, evita também a má formação cardíaca e dos membros inferiores e superiores.

Porém além do ácido fólico que precisa ser suplementado, existem várias vitaminas e sais minerais que ajudam a garantir uma gestação saudável. As vitaminas B6 e B12 também previnem as más formações no feto, as conhecidas C e E evitam a pré-eclâmpsia, e a vitamina A está relacionada a uma menor incidência de transmissão do vírus da AIDS da mãe para o feto. Mas é bom lembrar que suplementos para mulheres que desejam engravidar, para gestantes e também para aquelas que amamentam só podem ser prescritos por um médico.

Variedade, é a palavra-chave que deve nortear a alimentação da mulher que está programando a gravidez, incluindo no cardápio não podem faltar carboidratos integrais, vegetais verde-escuros, leite e derivados e alimentos protéicos de origem animal, todos eles fontes de ácido fólico. Para consumir todas as vitaminas e minerais necessários, a orientação é que a mulher coma os mais variados alimentos, alternando cores e sabores. Só assim terá uma gama maior de nutrientes todos os dias.

O ferro e a vitamina B12 são mais bem aproveitados pelo organismo quando associados à proteína de origem animal. O ferro participa da formação das fibras cardíacas e do transporte de oxigênio para o coração e para o corpo todo. Também não podem faltar o zinco - fundamental para o sistema imunológico e o crescimento - e o cálcio - essencial para a formação da estrutura óssea do bebê.

Mas, tão importante quanto a boa alimentação é manter uma atividade física, sob orientação médica. Uma das vantagens de se preparar para a gravidez é que a mulher sedentária pode aproveitar o período que antecede a gestação para começar a se exercitar. E quando estiver esperando o bebê, poderá dar continuidade a atividade física que está praticando, mas com moderação e acompanhada por um profissional.

O companheiro ou marido também deve adotar alguns cuidados antes da concepção. O homem deve fazer uma investigação com o urologista para detectar as doenças sexualmente transmissíveis e aproveitar para cuidar da saúde. Este é um bom momento para abandonar maus hábitos como cigarro, álcool e drogas, que interferem na produção de espermatozóides de qualidade.

Dr. Aléssio Calil Mathias , ginecologista e obstetra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário